MOLHOS DIVERSOS PARA HARMONIZAR COM CORDEIRO
MOSTARDA E MEL
A mostarda e o mel proporcionam vários benefícios à saúde. A combinação, além de saudável, dá um contraste especial como acompanhamento do carré francês de cordeiro. De sabor agridoce com um toque defumado, o molho compõe a apresentação elegante do corte, ressaltando seu sabor suave, macio e de textura única. A base do molho é mostarda e mel que também contém azeite, pimenta do reino e sal.
CHIMICHURRI
Outro molho típico da Argentina e do Uruguai. É um molho ácido que ajuda quebrar a gordura e por isso torna o sabor mais agradável ao harmonizar-se com a carne de cordeiro. Ressalta e combina os aromas das especiarias com o aroma da carne. Um corte indicado para o acompanhamento do chimichurri é a picanha de cordeiro, principalmente se estiver ao ponto com a reação de Maillard, crocante por fora e suculenta por dentro. Os ingredientes básicos são cebola, alho, mostarda, manjericão, louro e noz moscada, entre outros condimentos. O molho tradicional norte americano, também está presente na mesa da Nova Zelândia, um dos maiores exportadores e consumidores de carne de cordeiro do mundo. Possui sabor agridoce e com leves aromas amadeirados. Tem como ingredientes básicos o ketchup, açúcar mascavo, molho inglês, vinagre de maça e a pimenta caiena. É excelente no acompanhamento da costela de cordeiro, harmonizando-se com a carne e a gordura do corte.
SALSA CRIOLA
Há quem considere o molho típico da Argentina e do Uruguai parecido com o nosso vinagrete, porém o modo de preparo, os ingredientes e os temperos dão à Salsa Criolla um sabor original e único. É excelente para acompanhar um churrasco de pernil de cordeiro e tem como ingredientes básicos tomates, pimentões, cebola, alho, pimenta e azeite.
MOLHO DE REDUÇÃO DE VINHO TINTO
Vinho harmoniza-se perfeitamente com carne de cordeiro como bebida, acompanhando a degustação. Porém, se utilizado como ingrediente no preparo de um molho de redução para o carré curto de cordeiro ou para a costela de cordeiro, o sabor fica simplesmente divino. Tudo combina. O molho ressalta os paladares dos cortes, destaca as cores nos pratos e explora o contraste da textura da carne de cordeiro com a nuance do vinho. O molho de redução de vinho tinto também contem como ingredientes cebola branca, páprica doce ou picante e sal. Além dos molhos, os acompanhamentos para a carne de cordeiro mais utilizados são os grãos e legumes gratinados e assados como as batatas, abóbora, cebolas, vagem e feijão branco. Na cozinha árabe destacam-se como acompanhamento de carne de cordeiro as berinjelas, pasta de grão de bico e arroz com especiarias.
Também há o costume de acompanhamentos de legumes com carne de cordeiro em outros países, como por exemplo, na cozinha grega, no qual utilizam pequenos triângulos de espinafre e queijo feta. O acompanhamento, denominado de spanakopita, também tem salsa, cebola e ovo. Na cozinha sul-africana utilizam espigas de milho junto às brasas e grelham legumes firmes como batatas e abóboras.
Outros legumes utilizados na Tanzânia como acompanhamento de carne de cordeiro são espinafre ou couve ao curry, junto com uma mistura de manteiga de amendoim, tomate picado e cebola. Na Austrália servem a perna de cordeiro com ratatouille que contém cebola, pimentão vermelho, alho, berinjela, abobrinha, tomate e orégano. Utilizam também ervilhas, salada de pepino, agrião, erva-doce cobertos com mostarda Dijon, suco de limão e azeite.
Outros destaques são os risotos. Muito utilizados no acompanhamento de carne de cordeiro em países da Europa e em restaurantes especializados. Nesse caso os risotos dão os toques de contrastes aos pratos com sabores do limão siciliano, da menta ou do espinafre.
A carne de cordeiro é muito versátil. Seus cortes proporcionam experiências excelentes com vários acompanhamentos. Com apresentações elegantes, cortes especiais e combinações de sabores a seu favor, é ótima opção para momentos de comemoração ou simples reuniões de família ou entre amigos.
This Post Has 0 Comments